Qual calçado usar nas aulas de futsal?

Na hora de praticar futsal, a escolha do calçado adequado faz toda a diferença na performance e na segurança durante as partidas. Afinal, cada tipo de terreno e modalidade esportiva demanda um cuidado específico com o equipamento utilizado. Antes de investir em uma chuteira ou tênis para as aulas de futsal, é essencial considerar alguns fatores importantes que podem influenciar diretamente no desempenho da criança em quadra.

A principal função do calçado é, sem dúvida, evitar lesões durante a prática esportiva, proporcionando conforto e promovendo a performance dos atletas. No caso do futsal, que é comumente praticado em quadras, a escolha do calçado certo é ainda mais crucial. Jamerson Fonseca, professor de futsal da escola Espaço Educar, destaca os riscos de não se utilizar o equipamento adequado:

“o tênis de futsal não é da altura da chuteira de campo ou society, ele está mais próximo do chão. essas chuteiras possuem travas no solado, então elas ficam maiores. Você pode tanto machucar os colegas, como também torcer o tornozelo, escorregar mais, porque o piso da quadra é liso. Então, cada calçado é apropriado para um piso específico.”

Ao escolher seu tênis para jogar futsal, é importante garantir que ele ofereça aderência, flexibilidade, resistência e conforto. A aderência é fundamental para evitar escorregões durante a movimentação em quadra, enquanto a flexibilidade permite uma corrida mais segura e dinâmica durante o jogo.

Além disso, a resistência e o acabamento do calçado também merecem atenção especial. Costuras reforçadas são essenciais para garantir a durabilidade do tênis ao longo de várias partidas, enquanto modelos feitos em tecido sintético proporcionam maior flexibilidade aos pés.

Qual a diferença entre uma chuteira de futsal e uma chuteira de campo ou society?

As chuteiras de futsal, de campo e society são projetadas para atender às demandas específicas de cada tipo de superfície de jogo. Marcello Ferreira, professor de futsal da escola Espaço Educar, explica:

“o tênis de futsal tem um solado bem parecido com o que a gente usa no dia a dia. A diferença é que o solado tem uma aderência maior, por conta da quadra, que é plana e rígida, isso te dá uma segurança maior na hora do jogo. A chuteira society tem pequenos cravos por conta da grama sintética, que é uma grama rasa, podemos dizer assim. Já a chuteira de campo tem travas um pouco maiores por conta da grama natural, por isso, as travas precisam ser maiores. Escolher o equipamento adequado é fundamental para ter uma segurança maior na hora de praticar o esporte.”

Portanto, a principal diferença entre uma chuteira de futsal e uma chuteira de campo (ou society) está no design do solado e das travas, adaptados às diferentes superfícies de cada modalidade. Investir em um calçado adequado não só melhora a performance em quadra, mas também ajuda a prevenir lesões e torna a prática do futsal ainda mais prazerosa e segura para os pequenos.