Geração Protagonista: saiba mais sobre a campanha anual da Espaço Educar

Desde os primeiros passos, no Minimaternal, a Escola Espaço Educar assume um papel de promotora da autonomia infantil, dedicando-se, juntamente com seus colaboradores, a desenvolver o protagonismo de seus alunos com base nos valores humanos essenciais, pensamento crítico e afetividade. Pensando nisso, a escola criou a campanha Geração Protagonista, mais uma forma de trazer esse assunto tão importante para o dia a dia das crianças e das famílias.

Durante o ano, as crianças terão a oportunidade de se verem e se colocarem no papel de “artistas principais” no palco da vida, desenvolvendo habilidades socioemocionais que constroem um caráter investigador, criativo e consciente. Para a diretora-executiva Sílvia Melo, é urgente e necessário abordar esse tema: “Estimular e promover o protagonismo deve ser tarefa compartilhada com todos aqueles que se dedicam a educar crianças e jovens.”

Esse estímulo, atrelado ao currículo tradicional, dá possibilidades de desenvolver o potencial particular de cada criança, potencializado seus pontos fortes e se desafiando a melhorar seus pontos fracos.

A construção do entendimento sobre a importância do protagonismo infantil nos leva a refletir nosso papel enquanto ser social e em com nossas crianças estão assimilando diversos temas importantes da atualidade, como mudança climática, resolução de problemas, justiça social e saúde mental. É plantar a semente de que a autonomia nos mostra um novo ângulo de encarar as vivências diárias, experimentando novidades que essa perspectiva proporciona.