Alunos do Ensino Fundamental conquistam medalhas na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica‌

A Escola Espaço Educar participou, no último sábado (31), da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), na modalidade prática, e conquistou duas medalhas na categoria Robótica de Resgate. O evento, realizado no Ginásio do Colégio Santíssimo Sacramento, reuniu 70 equipes de diversas escolas de ensino fundamental e médio do estado de Alagoas.

Em sua primeira participação na etapa prática da OBR, a Espaço Educar obteve resultados expressivos, levando as medalhas de “Robô mais robusto” e “Melhor escola privada“, concorrendo com 30 equipes do mesmo nível.

A coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da Espaço Educar, Orleane Lima, comentou sobre a preparação das equipes e o impacto dessa experiência para os alunos:

“Participar de uma competição como a OBR exige muita dedicação e disciplina dos alunos. Foram muitas aulas de preparação, ajustando detalhes e enfrentando desafios juntos. O mais gratificante é ver o quanto essas experiências ajudam no desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, raciocínio lógico e superação de dificuldades. Foi uma experiência muito rica participar dessa olímpiada, ver a evolução dos alunos, da nossa equipe também, tudo isso foi muito importante para a gente ter esse resultado.”

A equipe de robótica da Espaço Educar levou à competição dois times formados por alunos da turma avançada de Robótica Extracurricular, para entrar na disputa: a equipe Maxtrom conquistou a 8ª colocação, enquanto a equipe CP3MAX garantiu o 12º lugar, competindo no nível 1, que abrange alunos do Ensino Fundamental.

“Foi a nossa primeira participação na etapa prática da OBR, éramos a turma mais nova, então as crianças estavam com aquele frio na barriga, sabe? Elas estavam animadas e nervosas no início, era um desafio grande, que elas conseguiram superar e dar o melhor de si.”, completou Orleane.

As categorias da competição incluem Robótica Artística, onde os alunos criam apresentações que envolvem dança, teatro e muitas outras expressões artísticas, interagindo com os robôs, e Robótica de Resgate, categoria em que as equipes Maxtron e CP3MAX competiram, utilizando os robôs para simular um resgate, enfrentando obstáculos para encontrar uma “vítima”, fazendo analogia a uma situação da vida real.

A Olimpíada Brasileira de Robótica é dividida em duas modalidades: prática e teórica. A modalidade prática envolve competições com robôs, enquanto as provas teóricas são aplicadas nas escolas participantes em todo o Brasil. A prova teórica deste ano foi aplicada no início de junho e a Espaço Educar teve sete alunos medalhistas.

Na última quarta-feira (4), os alunos que participaram da OBR receberam seus familiares para uma aula especial, onde celebraram juntos a conclusão desse ciclo tão valioso.